Reunião discutindo briefing

Processo – A importância do briefing

Quanto mais completo for o briefing inicial, menos problemas surgirão durante a produção.

Situação real: certa vez presenciei um projeto para o desenvolvimento de um curso on-line para uma grande empresa, com uma estrutura de mais de 5.000 funcionários, onde queriam um curso muito criativo e inovador, pois era para incentivar seus vendedores a entender os benefícios dos seus produtos, já que era fim do ano e eles queriam aproveitar as vendas de Natal. Queriam IMPACTAR o vendedor! Curso feito, HTML5 responsivo, funcionando em desktop e celular, cheio de efeitos diferenciados… Porém, na hora de rodar o curso no LMS do cliente, nada funcionou! Isso porque o navegador padrão instalado nos computadores era Internet Explorer 8, versão que não roda o HTML5. Como o prazo era curto (não dava para empurrar o Natal para frente), todos os outros projetos que estavam sendo desenvolvidos em paralelo tiveram que ser pausados, para os programadores ajustarem toda a programação para o curso voltar a funcionar na plataforma.

Outro exemplo mais simples, em outro projeto, para outro cliente, um curso on-line de “Ambientação para Novos Funcionários”, em que o nome da empresa apareceria em diversos momentos ao longo do curso. Só que o nome foi escrito de forma diferente. A forma correta de escrever o nome da empresa era XYZ, e não Xyz. Isso foi identificado pelo cliente depois do curso pronto (Ok, isso deveria ter sido identificado durante a revisão do storyboard. Mas no mundo real, nem sempre isso acontece!). E vamos todos acertar o nome em todo o curso, depois de estar produzido! Em tempo, a tecnologia que o curso foi feito na época, não permitia um “replace all” para trocar todos os nomes de uma vez só.

Para concluir, um último exemplo: curso pronto e validado pela área cliente, mas quando chegou nas mãos do pessoal de marketing, mandaram voltar, pois a cor predominante no curso era a cor principal do concorrente.

Estou insistindo em exemplos, pois todos poderiam ter sido evitados se tivessem a informação antes, no momento do briefing.

Ah! O servidor da empresa é muito lento e os micros ultrapassados, então não dá para trabalhar com arquivos pesados no curso!

Nem todos os micros da área cliente da empresa possuem caixa de som ou headset… Esqueçamos então cursos com vídeos ou locução!

Existe alguma limitação técnica na estrutura do cliente? Existem cores proibidas? O público-alvo tem algumas limitações (pessoal de base e uma linguagem muito técnica não será entendida)? Qual a versão do navegador padrão?

Dica: elabore um formulário para área comercial enviar ao cliente no momento da elaboração da proposta. Quanto mais informações pedidas nesse formulário, mais completo será o briefing e mais assertiva será a proposta comercial.

Enfim, quanto mais informações levantadas previamente, menos dor de cabeça no final! SIMPLES ASSIM!

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Alexandre Collart

Atuou em projetos para clientes como White Martins, SulAmerica, Autotrac, TV Globo, Petrobras BR, Bob’s, Mongeral Aegon, Módulo Security, Universidade Candido Mendes, Telelistas, Brasil Brokers, Prudential, Wilson’s Sons, Souza Cruz, Honda Motos, Icatu Seguros, Furnas, TIM, Laboratórios Abbott, Sebrae/RJ, Fiocruz, Claro, entre outras. Aprendendo a cada projeto entregue, a cada metodologia utilizada e a cada acompanhamento com os clientes, resultando nos textos para este Blog.

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