Sempre que vou em reuniões no Centro do Rio, prefiro ir de Metrô por conta dos engarrafamentos e dificuldades de estacionar… Durante o trajeto, coloco o meu fone de ouvido e fico lendo enquanto ouço minha playlist do celular. Na última vez que fui em uma reunião por lá, acabei esquecendo dos fones e do material de leitura. Nisso, nada me restou a não ser observar o movimento, quem entrava e saía… O que mais me chamou a atenção, era a quantidade de pessoas que estava com o fone no ouvido escutando alguma coisa pelo celular. Como o vagão estava cheio, a maioria deixava o celular no bolso e apenas escutava pelo fone.
Isso me fez pensar em como aproveitar esse momento para treinar essas pessoas que ficam imersas no celular ouvindo alguma coisa durante seus trajetos para chegar ao trabalho de manhã ou para voltar para casa no final do expediente, seja de metrô, ônibus, barca etc. O que me vem à cabeça é um “podcast”. Por que não criar um canal direcionado à seus funcionários, para que ouçam (pelo celular, tablet ou computador), sempre que quiserem, situações ou histórias sobre um determinado assunto que você precise treinar?
Por exemplo, podemos criar um enredo através do storytelling sobre compliance, tema que está tão em destaque ultimamente. Episódios com personagens em situações do seu dia a dia na empresa em que surjam aberturas para situações antiéticas e as consequências por conta disso. Pequenas histórias em áudio de curta duração, com alguns episódios seguindo um contexto maior. Seguindo esta ordem: situação / decisão tomada / consequência.
Ou então, ao invés das histórias, por que não simular uma entrevista de rádio? “Estou aqui com o especialista Fábio que vai nos contar sobre o tema XYZ. Olá Fábio! Tudo bom? O que você nos conta de novidade sobre esse tema?”
São vários os temas que possibilitam boas ideias utilizando podcast com storytelling:
. Técnicas de vendas
. Atendimento no Call center
. Código de conduta
. Primeira liderança
. etc etc etc
Mas olha! Não estou falando aqui de longos áudios cansativos com algum locutor lendo algum conteúdo qualquer em voz alta sem parar. Estou falando do lúdico! Pense no que você gosta de ouvir nas rádios além de música… Um programa de debates? Uma entrevista? Uma história?
Só um ponto importante: apesar de uma das principais vantagens do e-learning ser justamente estudar em qualquer lugar e a qualquer hora, cuidado com questões trabalhistas na hora de divulgar esses treinamentos para os funcionários, para não correr o risco de algum funcionário aparecer cobrando horas-extras por ter ficado o domingo inteiro estudando os conteúdos disponibilizados para eles. Cuidado com a sua abordagem! Isso serve para qualquer modalidade on-line, não apenas o podcast.
Deixe um comentário