Há alguns anos, desenvolvemos uma série de cursos on-line para uma grande rede de televisão aberta brasileira, que contava com uma particularidade interessante nas suas avaliações.
Os cursos em si foram desenvolvidos de forma tradicional, HTML5, interações e animações, navegação linear com avançar e voltar, exercícios de fixação etc. Porém, ao final de cada curso, após a avaliação objetiva, o aluno era direcionado ao Fórum de Debates da plataforma LMS, para participar de uma última atividade.
A atividade contava sempre algum material complementar para análise… Um texto, um vídeo, uma notícia ou um artigo, sempre direcionado ao tema principal abordado no curso.
A orientação era:
“Chegou o momento de interagir no Fórum de Debates! Assista o vídeo disponibilizado na sala de aula, dê a sua opinião e leia as opiniões dos colegas sobre a seguinte questão:
A partir do que você aprendeu no curso, somando à sua experiência, de que forma você deve atuar para resolver a situação apresentada no vídeo?
Lembre-se! O Fórum pode oferecer a você excelente oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre esse tema. Ter com quem compartilhar o conhecimento é uma das melhores formas de aprender. Participe. Contribua. Interaja.“
Dependendo da importância do curso, a participação do aluno era obrigatória e havia uma nota, porém em outros a participação era livre.
Essa atividade necessitava de um mediador acompanhando as postagens, bem importante, já que volta e meia surgia algum comentário que fugia do tema principal, como política ou religião, mas a dinâmica geralmente era saudável.
O aprendizado era permanente! A cada relato, a cada experiência apresentada, as diferentes visões sobre o mesmo ponto e, principalmente, toda a troca a partir dos comentários entre os alunos, deixava o aprendizado cada vez mais rico.
O fórum de debates, mesmo sendo algo que soa como ultrapassado em uma plataforma LMS, é uma ferramenta que sempre pode ser melhor explorada em projetos de e-learning. Projetos estes que, muitas vezes, ainda são feitos de maneira bem mais tradicional e pouco colaborativa.
Esse tipo de iniciativa é extremamente interessante, porque leva o aprendizado para um outro patamar, ultrapassando as barreiras de um curso on-line tradicional!
Deixe um comentário