Durante alguns anos, prestamos serviços à área de T&D de uma grande imobiliária brasileira, atendendo a todas as suas necessidades de treinamento. Foram dezenas de cursos on-line feitos sob medida, além de materiais de apoio para treinamentos presenciais, trilhas do conhecimento, apoio na implementação de plataforma LMS, entre outras soluções.
Um dos projetos desenvolvidos foi um curso on-line sobre a correta utilização da internet como ferramenta de vendas para seus 18.000 corretores, gerentes e diretores de vendas autônomos em todo o Brasil.
Por serem autônomos, mesmo com orientações da imobiliária, muitas vezes eles faziam divulgações e prospecções de forma inadequada, criando e-mails em tom informal, gerando posts em suas redes sociais pessoais com a logo da corretora errada, imagens com resolução ruim e textos com erros de concordância, entre outras ações que, além de não gerarem resultados efetivos, ainda prejudicavam a imagem da empresa.
A partir dessa necessidade, surgiu a demanda de desenvolver um curso on-line sob medida, com todas as ações corretas para a melhor utilização da internet como ferramenta de vendas. Juntamente com a área de marketing do Cliente, foram criados novos padrões e realizada uma curadoria das melhores práticas, baseada nos melhores resultados da empresa, além de seguir diretamente o manual da marca.
Do lado do marketing, além de uma intensa campanha de endomarketing, todo o novo material foi disponibilizado na Intranet da empresa, incluindo e-mail marketing, flyers e folhetos, campanhas consistentes e interligadas no Facebook, Instagram e LinkedIn, informações técnicas e especificações, bem como os corretos padrões de logotipo, textos, fotos e imagens. Todas as peças para que o corretor pudesse utilizar nas suas prospecções foram muito bem organizadas e disponibilizadas!
Do nosso lado, juntamente ao T&D, foi desenvolvido um blended learning, a partir do conteúdo gerado, que incluía o curso on-line, e-book para download e um plano de aulas para multiplicadores para apoio presencial, englobando todas as técnicas de prospecção on-line, melhores abordagens, dicas, sugestões, situações reais etc. Para dinâmica do curso, fizemos um projeto gamificado, em que o personagem principal começa bem pixelado e caricato, como os jogos da década de 1990… A medida em que o aluno fosse evoluindo no curso e nos aprendizados, o personagem iria ficando visualmente mais rico e realista.
A aderência do projeto foi monitorada e a imobiliária obteve um excelente resultado, com o aumento na quantidade de negócios em quase 200% no ano seguinte ao lançamento do projeto, além de outros resultados indiretos, como aumento na qualidade do atendimento, redução de problemas pós-venda e a divulgação espontânea entre toda a força de vendas. Para Insight, foi um excelente case e um aprendizado significativo.
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