IA, assunto que está na maioria dos posts e notícias nas nossas timelines ultimamente. Muitos falam das vantagens e muitos falam da ameaça. Mas e no nosso mercado de ensino a distância? Em qual dos lados a IA se encaixa melhor?
Começando pela ameaça… Não, não imagino que seja! Até pode eliminar algumas etapas, elaborar roteiros inteiros e até desenvolver cursos on-line completos. Porém, se formos analisar na origem, a inteligência artificial é um gigantesco banco de dados, no qual informações sobre tudo estão aglomeradas e, quando terceirizamos para um ChatGPT preparar um roteiro, por exemplo, ele está basicamente organizando e coletando informações já existentes desse imenso banco de dados. Ou seja, nada é criado efetivamente, apenas aproveitado e organizado de acordo com nossas orientações.
Quando falamos em outros mercados com tarefas repetitivas e mecânicas, ok, realmente pode ser um problema. Mas, se estamos trabalhando em um mercado em que a criatividade trabalha em conjunto com a tecnologia, como é o nosso caso, eu não vejo nenhum problema em utilizar ferramentas de IA como apoio. Apoio, não eliminando processos inteiros.
Já participei de projetos que conseguimos resolver um problema no cliente justamente com a ajuda da IA ChatGPT. Sua universidade corporativa on-line apresentava uma demora considerável para a geração dos dados em tela em alguns relatórios, devido a muitos cruzamentos de dados de diferentes campos. Foram vários relatórios criados em momentos diferentes, pedidos por áreas diferentes dentro do cliente, que pesaram na plataforma por conta de tantos cruzamentos de informações nas diferentes tabelas dentro do banco de dados da plataforma. Após muitas perguntas corretas, conseguimos chegar a um caminho que deixou os relatórios mais otimizados e com um tempo de resposta mais efetivo e limpo. Inicialmente, não foi 100% fiel e acabou que precisamos fazer e refazer algumas perguntas e, depois, juntar com correções manuais. Porém, foi uma experiência que agilizou bastante a resolução do problema.
Ou um plug-in que criamos para plataformas on-line utilizando inteligência artificial. O processo começou com um simples pop-up, com um único código inserido em um bloco HTML, que evoluiu para um plug-in com campos, configurações e predefinições, tornando a solução mais completa e acessível para pessoas que possam operacionalizar de forma simples e prática, sem depender de atuar com o código-fonte. Foram realizadas todas as análises de requisitos, montando o escopo e a proposta completa de utilização da solução e a modelagem de dados. Em seguida, nosso programador, em conjunto com a IA, desenvolveu a solução.
Em outros projetos de conteúdos, também utilizamos IA para gerar locuções e imagens para os cursos on-line, devido a projetos em que a verba do cliente era mais restrita.
Em alguns dos nossos projetos, com a experiência da IA no dia a dia do nosso time, ela otimizou o trabalho em 30%, ou até mais.
Eu mesmo, quando escrevo um texto para um artigo ou post autoral, recorro à revisão da IA, porém muitas vezes acabo voltando ao meu texto inicial, pois essas alterações da IA acabam mudando o meu estilo pessoal de escrita. Aí acaba não sendo muito útil! Talvez para a correção de algum erro gramatical que deixei passar, mas não passa disso.
Mas, para outros projetos maiores, o fato é que realmente ajuda. Por exemplo, é possível criar regras para páginas de suporte/ajuda com diferentes dúvidas respondidas totalmente via IA.
Mas e se formos falar do processo criativo? Algo totalmente novo e inovador para nossos clientes? Uma trilha de formação juntando diferentes competências utilizando uma solução gamificada e um enredo a partir de storytelling em uma abordagem que, até hoje, ninguém pensou.
Essa provocação já foi feita em outros assuntos em que a criatividade impera, como músicas, pinturas, poemas… Um robô com IA pode facilmente reproduzir um quadro de algum pintor impressionista, mas e algo totalmente novo? Algo que envolva reais emoções criativas. Ou na área de publicidade, por exemplo, alguma ideia totalmente inovadora para anunciar um determinado produto? Acredito que não!
Mas, como estamos falando de uma velocidade absurda de inovações, tudo pode mudar a qualquer momento. Por aqui, vamos acompanhando e aproveitando o que for útil para nosso dia a dia.
Deixe um comentário