Certa vez, assisti um vídeo no LinkedIn sobre uma empresa que estava recebendo um novo funcionário no seu primeiro dia, em que ele era recebido com um tapete vermelho, com todos os outros funcionários da área alinhados, lado a lado, ao longo do tapete, aplaudindo e com confetes e serpentinas sendo jogados por cima do novo funcionário visivelmente constrangido… À medida que ele ia passando pelo tapete, todos iam aplaudindo, cumprimentando-o, abraçando, dando dois beijinhos… Até chegar ao final do tapete e receber um kit de boas-vindas bom brindes, cartilhas e folhetos. Confesso que achei o vídeo bastante exagerado e caricato. Precisa mesmo de tudo isso?
Ao mesmo tempo, ainda presenciamos o oposto extremo, empresas recebendo um novo funcionário da maneira mais impessoal possível… Ele chega na empresa, é recebido pelo chefe direto, é apresentado a uns dois ou três que trabalharão ao lado dele e pronto, se vira! Resta ficar pedindo para pessoa da mesa ao lado mostrar como é o trabalho a ser feito, onde ficam os arquivos na rede da empresa etc.
Bom, tirando extremos, pense na sua atual empresa… Como é o primeiro dia do funcionário novo?
Não precisamos destrinchar aqui as rotinas do RH para esse início de um funcionário, mas que tal começar com um curso on-line de Ambientação? Esse tipo de iniciativa é bem comum no mercado de e-learning. Primeiro dia do funcionário, além dele conhecer a equipe, seu gestor, sua mesa… Próxima etapa é receber o login e senha para plataforma de ensino on-line (LMS) e começar a se ambientar, literalmente. Um curso contemplando vários tópicos importantes, como:
- Vídeo com mensagem de boas-vindas do presidente;
- Linha do tempo com história da empresa;
- Organograma hierárquico;
- Missão, visão e valores;
- Departamento pessoal – férias, 13º…;
- Código de ética e conduta;
- Regras de remuneração e planos de carreira;
- etc.
Com esse tema desenvolvido em um curso on-line (e responsivo), você garante que todos os colaboradores sejam informados sobre as principais informações da empresa, que todos recebam exatamente a mesma informação, no mesmo custo para 10 ou 10.000 colaboradores, além das outras vantagens já conhecidas do e-learning.
Se as filiais aumentaram de 500 para 530, ou qualquer outra atualização na estrutura da empresa, basta atualizar a informação na tela do curso e subir no servidor.
Além do curso em si, usando a criatividade também é possível pensar em iniciativas simpáticas para que essa ambientação seja a mais agradável possível… Lembrei aqui de duas empresas, nas quais participei de projetos de cursos on-line, que criaram alguns “mimos”:
Como uma das vantagens do e-learning é estudar a qualquer hora e cada um no seu ritmo, há uns anos, a seguradora Prudential desenvolveu uma plaquinha onde o funcionário poderia fixar sobre o monitor de seu computador com a seguinte mensagem: “Me desculpe, estou em treinamento”. Nisso, a pessoa poderia estudar a qualquer momento no seu dia, sem ser interrompida pelos companheiros de trabalho.
Ou os Laboratórios Abbott, que distribuíram para seus funcionários um envelope customizado com um convite, semelhante a um bilhete de uma passagem de avião, com a chamada “Você é nosso convidado especial para uma viagem virtual. Está preparado? Acesse o site e boa viagem!”.
Recepções calorosas também podem acontecer, nada contra, mas o importante é que o funcionário receba todas as informações necessárias para o seu início, transmitidas de maneira clara, objetiva e completa!
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