coronavirus x homem no notebook

Coronavírus X e-learning – É pra valer?

Tenho recebido uma enxurrada de e-mails e anúncios em redes sociais, nessa última semana, com divulgações de cursos on-line, por conta desse momento de quarentena por causa da pandemia de coronavírus por todo o mundo.

São contatos e anúncios dos mais diversos tipos, como por exemplo: “Faça gastronomia à distância para ter flexibilidade de horário e localidade para estudar quando e onde quiser!”.

Isso sem contar os convites para trabalhar em projetos no risco: “Eu entro com o conteúdo dos cursos, você monta o projeto e dividimos os lucros!”.

Como já é sabido, o e-learning é uma ferramenta extremamente poderosa e não é mais considerada uma tendência, é uma realidade! Com o e-learning, o aluno pode estudar a qualquer momento, em qualquer lugar, no seu ritmo e a empresa que desenvolver o seu conteúdo nesse formato só vai investir uma única vez no custo de produção e implementação do projeto, a partir daí é receber os lucros de 10, 100, 1000, 10.000 alunos.

Porém, vendo pelo lado do consumidor, estamos expostos a receber ofertas de todos os níveis, preços, tamanhos e complexidades.

Aqui vão algumas dicas, antes de adquirir esses cursos:

  1. Instituição – a empresa que está anunciando esse curso é conhecida no seu setor? É de renome? Importante saber se a empresa que está comercializando esse curso tem credibilidade.
  2. Autor – quem é o autor desse curso? Muita gente cria cursos a partir de conteúdos coletados (copiados) da internet. É importante saber a procedência desse conteúdo.
  3. Qual a metodologia usada para esse curso on-line? É uma apostila para download? É um podcast, é uma videoaula, curso on-line online tradicional linear com telas com avançar e voltar? Com ou sem tutoria? É importante você ver uma degustação desse curso antes, para não se frustrar com o que acessar, após efetuar a compra.
  4. Os cursos são gratuitos? Ok, mas o que você concordou, preencheu e aceitou para receber esse curso? Leia as entrelinhas.

Enfim, já que estamos em um momento de quarentena e pretendemos estudar de casa, faça uma pesquisa antes e não jogue seu dinheiro fora! Em uma época em que também precisamos tomar cuidado com a economia, já que muitas empresas/instituições estão quebrando por falta de clientes, invista na sua educação com cuidado.

Compartilhar
foto do autor

Alexandre Collart

Atuou em projetos para clientes como White Martins, SulAmerica, Autotrac, TV Globo, Petrobras BR, Bob’s, Mongeral Aegon, Módulo Security, Universidade Candido Mendes, Telelistas, Brasil Brokers, Prudential, Wilson’s Sons, Souza Cruz, Honda Motos, Icatu Seguros, Furnas, TIM, Laboratórios Abbott, Sebrae/RJ, Fiocruz, Claro, entre outras. Aprendendo a cada projeto entregue, a cada metodologia utilizada e a cada acompanhamento com os clientes, resultando nos textos para este Blog.

SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

whatsapp