Tenho recebido uma enxurrada de e-mails e anúncios em redes sociais, nessa última semana, com divulgações de cursos on-line, por conta desse momento de quarentena por causa da pandemia de coronavírus por todo o mundo.
São contatos e anúncios dos mais diversos tipos, como por exemplo: “Faça gastronomia à distância para ter flexibilidade de horário e localidade para estudar quando e onde quiser!”.
Isso sem contar os convites para trabalhar em projetos no risco: “Eu entro com o conteúdo dos cursos, você monta o projeto e dividimos os lucros!”.
Como já é sabido, o e-learning é uma ferramenta extremamente poderosa e não é mais considerada uma tendência, é uma realidade! Com o e-learning, o aluno pode estudar a qualquer momento, em qualquer lugar, no seu ritmo e a empresa que desenvolver o seu conteúdo nesse formato só vai investir uma única vez no custo de produção e implementação do projeto, a partir daí é receber os lucros de 10, 100, 1000, 10.000 alunos.
Porém, vendo pelo lado do consumidor, estamos expostos a receber ofertas de todos os níveis, preços, tamanhos e complexidades.
Aqui vão algumas dicas, antes de adquirir esses cursos:
- Instituição – a empresa que está anunciando esse curso é conhecida no seu setor? É de renome? Importante saber se a empresa que está comercializando esse curso tem credibilidade.
- Autor – quem é o autor desse curso? Muita gente cria cursos a partir de conteúdos coletados (copiados) da internet. É importante saber a procedência desse conteúdo.
- Qual a metodologia usada para esse curso on-line? É uma apostila para download? É um podcast, é uma videoaula, curso on-line online tradicional linear com telas com avançar e voltar? Com ou sem tutoria? É importante você ver uma degustação desse curso antes, para não se frustrar com o que acessar, após efetuar a compra.
- Os cursos são gratuitos? Ok, mas o que você concordou, preencheu e aceitou para receber esse curso? Leia as entrelinhas.
Enfim, já que estamos em um momento de quarentena e pretendemos estudar de casa, faça uma pesquisa antes e não jogue seu dinheiro fora! Em uma época em que também precisamos tomar cuidado com a economia, já que muitas empresas/instituições estão quebrando por falta de clientes, invista na sua educação com cuidado.
Deixe um comentário