Mãos usando pagamentos móveis

E se for tudo 100% à distância?

Há alguns anos, participei de projetos para uma empresa 100% virtual. Um dos sócios mora fora do país, outro mora no Rio de Janeiro, o principal cliente fica em São Paulo e a equipe e outros clientes ficam espalhados pelo Brasil.

O interessante é que essa empresa é tão bem estruturada, que funciona melhor do que muita empresa com estrutura física robusta. Tudo é devidamente controlado e organizado a partir de sistemas on-line. Ponto de funcionários, sistema de gerenciamento de projetos, banco de horas, registro de horas trabalhadas por tarefa/projetos, reuniões sobre projetos etc. Sabe aquele ditado de “Casa de ferreiro, espeto de pau”? Não funciona nessa empresa.

Dito tudo isso, vamos ao ponto principal desse post: treinamento. Os treinamentos internos também são totalmente on-line. Ambientação de novos funcionários, boas práticas, normas e procedimentos, tutoriais etc.

Quando um funcionário novo começa na empresa, ele já recebe um login e senha da plataforma para iniciar seu primeiro treinamento: Ambientação. Lá ele conhece a história da empresa, seus sócios, estrutura organizacional, principais clientes e produtos, divisão de áreas e funções etc.

Segundo treinamento: boas práticas e rotina do dia a dia on-line. Como funciona a questão de horários de trabalho? Preciso bater ponto? Como? Como registrar as horas trabalhadas por projeto?  Essas e mais outras rotinas do seu dia a dia.

Terceiro: processos. Como funciona cada etapa? Design, design instrucional, programação… O que cada etapa faz, onde começa e termina cada etapa no processo, suas responsabilidades e deveres etc.

Com esses treinamentos, hoje é possível um funcionário novo começar nessa empresa e, um ou dois dias depois, já estar apto para começar a trabalhar normalmente na empresa em suas atividades.

A partir desse momento, eles disponibilizam também um programa de plano de carreira com uma trilha de aprendizagem totalmente on-line: júnior, pleno, sênior, coordenador e gerente. Todos os seus treinamentos e ferramentas para o funcionário crescer na empresa estão devidamente disponibilizados na sua plataforma… Evolução que é acompanhada e avaliada constantemente pelo seu superior direto.

É bem raro encontrar uma empresa de pequeno/médio porte aqui no Brasil que tenha esse tipo de iniciativa de formação do funcionário apresentada de forma tão organizada. Mais raro ainda sendo uma empresa totalmente on-line.  No caso dessa empresa em particular, o fato de não existir um local físico, esse tipo de estruturação se tornou necessária justamente por conta dos funcionários estarem espalhados pelo Brasil, o que demandou uma maior organização para sua própria sobrevivência. É bem gratificante encontrar uma empresa hoje “voando alto” e que utiliza o e-learning com todas as suas ferramentas e potencialidades para ambientar, treinar e dar oportunidades para o crescimento profissional do seu colaborado

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Alexandre Collart

Atuou em projetos para clientes como White Martins, SulAmerica, Autotrac, TV Globo, Petrobras BR, Bob’s, Mongeral Aegon, Módulo Security, Universidade Candido Mendes, Telelistas, Brasil Brokers, Prudential, Wilson’s Sons, Souza Cruz, Honda Motos, Icatu Seguros, Furnas, TIM, Laboratórios Abbott, Sebrae/RJ, Fiocruz, Claro, entre outras. Aprendendo a cada projeto entregue, a cada metodologia utilizada e a cada acompanhamento com os clientes, resultando nos textos para este Blog.

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