Há alguns anos, participei de projetos para uma empresa 100% virtual. Um dos sócios mora fora do país, outro mora no Rio de Janeiro, o principal cliente fica em São Paulo e a equipe e outros clientes ficam espalhados pelo Brasil.
O interessante é que essa empresa é tão bem estruturada, que funciona melhor do que muita empresa com estrutura física robusta. Tudo é devidamente controlado e organizado a partir de sistemas on-line. Ponto de funcionários, sistema de gerenciamento de projetos, banco de horas, registro de horas trabalhadas por tarefa/projetos, reuniões sobre projetos etc. Sabe aquele ditado de “Casa de ferreiro, espeto de pau”? Não funciona nessa empresa.
Dito tudo isso, vamos ao ponto principal desse post: treinamento. Os treinamentos internos também são totalmente on-line. Ambientação de novos funcionários, boas práticas, normas e procedimentos, tutoriais etc.
Quando um funcionário novo começa na empresa, ele já recebe um login e senha da plataforma para iniciar seu primeiro treinamento: Ambientação. Lá ele conhece a história da empresa, seus sócios, estrutura organizacional, principais clientes e produtos, divisão de áreas e funções etc.
Segundo treinamento: boas práticas e rotina do dia a dia on-line. Como funciona a questão de horários de trabalho? Preciso bater ponto? Como? Como registrar as horas trabalhadas por projeto? Essas e mais outras rotinas do seu dia a dia.
Terceiro: processos. Como funciona cada etapa? Design, design instrucional, programação… O que cada etapa faz, onde começa e termina cada etapa no processo, suas responsabilidades e deveres etc.
Com esses treinamentos, hoje é possível um funcionário novo começar nessa empresa e, um ou dois dias depois, já estar apto para começar a trabalhar normalmente na empresa em suas atividades.
A partir desse momento, eles disponibilizam também um programa de plano de carreira com uma trilha de aprendizagem totalmente on-line: júnior, pleno, sênior, coordenador e gerente. Todos os seus treinamentos e ferramentas para o funcionário crescer na empresa estão devidamente disponibilizados na sua plataforma… Evolução que é acompanhada e avaliada constantemente pelo seu superior direto.
É bem raro encontrar uma empresa de pequeno/médio porte aqui no Brasil que tenha esse tipo de iniciativa de formação do funcionário apresentada de forma tão organizada. Mais raro ainda sendo uma empresa totalmente on-line. No caso dessa empresa em particular, o fato de não existir um local físico, esse tipo de estruturação se tornou necessária justamente por conta dos funcionários estarem espalhados pelo Brasil, o que demandou uma maior organização para sua própria sobrevivência. É bem gratificante encontrar uma empresa hoje “voando alto” e que utiliza o e-learning com todas as suas ferramentas e potencialidades para ambientar, treinar e dar oportunidades para o crescimento profissional do seu colaborado
Deixe um comentário