Volta e meia um cliente me pergunta o que eu acho da possibilidade de dar algum tipo de prêmio para os colaboradores que participaram dos seus programas de treinamento on-line.
Quando isso acontece, eu conto sobre duas experiências que presenciei com algum tipo de premiação. Uma com um resultado catastrófico e outra completamente diferente, em que o resultado foi extremamente feliz. Depois que conto essas situações, o cliente avalia a possibilidade e evoluímos com a ideia… Ou não!
A primeira foi para uma grande instituição pública do Estado, que não posso falar qual por motivos óbvios, que surgiu com uma ideia extremamente infeliz para premiação. Essa instituição resolveu dar um bônus em dinheiro para cada colaborador que fosse aprovado nos cursos on-line. A cada curso on-line que o colaborador atingisse média para aprovação, este ganhava uma bonificação no seu salário.
A ideia foi muito bem vista num primeiro momento, pois a adesão no programa da universidade on-line da instituição foi excelente, quase 100% dos colaboradores aderiram e começaram a fazer os cursos da plataforma. Porém, depois do primeiro semestre do projeto, foi descoberto que surgiu uma enorme fraude na realização das avaliações. Ocorria que alguns colaboradores que já sabiam todo o conteúdo do curso, se ofereciam para realizar a prova em troca de uma parte do valor do prêmio. O colaborador que não sabia o conteúdo nem sequer acessava a plataforma e passava o seu login e senha para uma pessoa que conhecia tudo, que acessava o curso se passando pela primeira pessoa, fazia a prova, era aprovada e, quando o bônus era depositado na conta do colaborador, eles dividiam o valor do prêmio. Isso causou um desgaste imenso em toda a instituição e o projeto por pouco não foi cancelado.
A segunda ideia, completamente diferente da primeira e extremamente feliz, surgiu de um cliente que premiava cada colaborador aprovado nos seus cursos on-line com um PIN referente ao tema do curso. Essa iniciativa era para área de vendas da empresa e os cursos eram sobre os seus produtos. Uma vez por mês, um produto tinha o seu curso on-line disponibilizado na plataforma com informações técnicas, vantagens, argumentos de vendas, curiosidades etc. A cada curso lançado, o seu PIN era entregue para o funcionário que fez o curso na plataforma e atingiu a média de aprovação.
Esse tipo de iniciativa foi muito mais simpática e teve como resultado uma competição sadia entre todos os vendedores nas lojas, pois depois de um tempo, o vendedor que era aprovado em muitos cursos, chegava na loja de manhã com vários PINs colados na camisa do uniforme e, os que não se dedicavam aos estudos, tinham poucos (ou nenhum) na camisa. Depois do primeiro semestre de projeto, a área comercial começou a analisar os indicadores de venda e identificou que os vendedores com muitos PINs tinham um resultado nas vendas bem superior do que os outros com poucos PINs. Nesse caso a premiação era simbólica e a remuneração vinha como resultado nas vendas, já que os vendedores ganhavam comissão do que era vendido.
Enfim, existem diversas maneiras de reconhecer e premiar quem está aderindo e se dedicando nos cursos on-line que você aplica na sua empresa, porém o mais importante é avaliar o resultado final. A quantidade de aprovados representa apenas números num relatório. Você vai apresentar para diretoria esses números, cumpriu a meta, todos ficaram felizes… E aí? E depois?
O mais importante é justamente o depois… O que você conseguiu com o seu programa de treinamento on-line? Você aumentou as vendas do seu produto? Você aumentou a sua produtividade? Aumentou a retenção de bons funcionários na empresa? Diminuiu o índice de acidentes do seu chão de fábrica? Esse tipo de resultado que é o mais importante e vale pensar em algum tipo de premiação.
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